Articles

As vantagens do coaching em grupo

by Eduardo Estellita on julho 19, 2016

Nesta semana, saiu o meu artigo na revista bimestral “Coaching em Revista”. Veja abaixo o artigo na íntegra.

—————————————————————————————————————————————————————

Nos últimos anos, temos assistido ao crescimento da prática de coaching em grupo, dentro e fora das organizações.

Por um lado, organizações, imersas em um mundo cada vez mais VUCA (do inglês, “volátil, incerto, complexo e ambíguo”), percebem a importância de se desenvolver o potencial colaborativo das equipes como mecanismo para se tornarem mais resilientes frente aos desafios do século 21. O coaching em equipe visa melhorar o alinhamento estratégico e redes de responsibilização, ao mesmo tempo que desenvolve visão sistêmica e empatia nos indivíduos.

Por outro lado, o crescimento das redes sociais na década passada possibilitou a conexão de pessoas com interesses similares, de uma forma jamais vista na História da humanidade. Até então, era preciso um esforço considerável para reunir uma massa crítica de indivíduos com interesses similares em torno de uma atividade em comum, especialmente em pequenas cidades.

O resultado disso é que vemos uma explosão de tribos se reunirem em torno de propostas bastante específicas: das manifestações políticas aos grupos MeetUp, passando por eventos TEDx e FlashMobs. Neste contexto, o coaching em grupo, centrado em objetivos individuais compartilhados pelos participantes, se torna uma opção bastante interessante para quem deseja desenvolver uma competência ou enfrenta um desafio.

Por esses motivos, em 2013, desenvolvi um programa de coaching em grupo para acompanhar expatriados e seus cônjuges, recém-chegados à Bruxelas. Atualmente, face ao desemprego crescente, o Renovar em Rede, programa de acompanhamento de grupos em reorientação profissional, oferece uma alternativa ao coaching de carreira individual.

Munido destas experiências, destaco 4 vantagens para o cliente do coaching em grupo, sobre a sua versão individual.

 

1) Você não está sozinho

Tendemos a estimar, erroneamente, que nossos desafios são únicos. É claro que os detalhes mudam de um caso para outro, mas é impressionante o grau de empatia que pode surgir dentro de um grupo, quando os participantes encaram simultaneamente o mesmo desafio.

Não somente o reconhecimento e entendimento do que você está vivenciando é de suma importância para se motivar, mas também cada experiência de sucesso dos colegas é um incentivo adicional para o resto do grupo.

Graças ao processo de autorevelação das forças e dificuldades de cada um e ao cuidado do coach em instaurar um ambiente de confiança, o grupo abandona reflexos competitivos e abraça os princípios da colaboração.

 

2) Você descobre outras formas de agir

Cada participante, com seu caminho de vida e visão de mundo, desenvolve estratégias próprias para lidar com a mesma situação.

Esta rica diversidade se transforma em inteligência coletiva durante a conversa. O coach e os participantes funcionam como espelho, revelando quem você é, quem pode ser e quais crenças lhe impedem de atingir seu potencial.

Diferentes opções de ação também auxiliam você a encontrar a forma mais adequada para encarar os desafios. Como disse o poeta inglês Oliver Wendell Holmes, “muitas ideias crescem melhor quando transplantadas para a mente de outra pessoa”.

 

3) Você tem acesso a mais recursos

Diferente do coaching individual, onde o coach age como revelador dos recursos internos do cliente, o coaching em grupo permite acessar os recursos presentes na rede. Quanto mais você se revela ao grupo, mais o grupo está em condições de oferecer recursos para realizar, melhor e mais rapidamente, seu objetivo.

Em minha prática com grupos de expatriados, em diversas ocasiões, me surpreendi com o conhecimento dos participantes sobre certos processos administrativos que, em meus 12 anos morando fora, nem mesmo eu conhecia.

Quanto à reorientação profissional, especialistas em carreira afirmam que a maioria dos reposicionamentos ocorrem via amigos de amigos (chamados “laços fracos”), em vez de amigos diretos.

 

4) Você tem maior retorno sobre o investimento

Um processo de coaching individual já é um investimento com excelente retorno! Um estudo mundial organizado pela Federação Internacional de Coaching revelou que o retorno médio sobre investimento de coaching executivo é de 7 vezes, e de pessoa física, de 3,44 vezes.

Por outro lado, o valor do investimento em coaching ainda pode permanecer inacessível para alguns clientes individuais. Em grupo, uma pessoa em busca ativa de emprego podem receber um serviço de qualidade, que acelera seu reposicionamento no mercado, e manter-se mais tranquilas quanto à sua segurança financeira.

Em organizações, o investimento em coaching em grupo pode expandir a oferta de coaching para níveis abaixo da diretoria, gerando maior alinhamento organizacional e eficiência operacional.

 

Nada disso implica que o coaching individual esteja perdendo espaço. Muito pelo contrário, ele continua a se firmar como um serviço profissional de suma importância na sociedade moderna. Ao mesmo tempo, é inegável que o mundo interconectado do século 21 tem muito a ganhar com a expansão do coaching em grupo.

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764