Articles

Por que a colaboração entre gerações deve ser prioridade na sua organização?

by Eduardo Estellita on julho 24, 2015

Como inovar?

Esta é a preocupação número 1 na mente dos líderes das maiores (e menores) organizações do planeta. Não se trata aqui de desejo supérfluo ou vontade de obter pequena diferenciação face à concorrência. Trata-se, sim, de sobrevivência, em um mercado globalizado cada vez mais competitivo.

Compreender e se aproveitar das transformações disruptivas das últimas 4 décadas pode ser a diferença entre ser carregado pela onda das mudanças ou surfar em sua crista. Em 40 anos, a população mundial dobrou, 50% dela mudaram-se para as cidades e, nos últimos 20 anos, conectamos cada uma dessas pessoas, tanto fisica (com o barateamento do transporte aéreo), quanto virtualmente (com o advento da internet).

Por sua vez, a estrutura de comunicação entre as organizações e seus stakeholders evoluiu do sistema 1->n (mídia em massa) e n->1 (focus groups) para uma conversa n->n, global e fluida. Durante esse processo, a produção de informação cresceu exponencialmente, ultrapassando o limiar da nossa capacidade de acompanha-la.

Neste contexto de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade aceleradas, a inovação, como fruto do pensador isolado, desaparece. Se, no passado, anos de experiência forneciam garantia para um trabalho bem realizado, atualmente, a assimilação e a adaptação às mudanças tornou-se igualmente importante. No século 21, desafios sistêmicos exigem colaboração eficaz.

É precisamente neste ponto que reside a importância das gerações!

Tendemos a subestimar o impacto das transformações. Tendemos a subestimar o quanto o ambiente sociocultural, em um dado momento, nos influencia, dependendo do ciclo de vida pelo qual estamos passando.

Extasiados, observamos bebês de 1 ano brincando com iPads, sem nos dar conta que não se trata de seres mais evoluídos, mas simplesmente adaptados a um contexto muito diferente de quando usávamos fraldas. Com certeza, esse mesmo ambiente dará origem a uma geração com valores, crenças, talentos, expectativas e sonhos bem diversos dos nossos. Cada nova geração nada mais é do que uma fotografia do mundo em que vivemos.

O mundo do século 21 não comporta mais os “donos da verdade”. Nenhum indivíduo ou geração detém o conhecimento para solucionar desafios atuais e futuros. Cada um de nós possui apenas uma peça do quebra-cabeça. Derrubar as barreiras geracionais dentro da organização deve ser o primeiro passo para resolvê-lo e instaurar uma cultura de inovação.

O curso “Colaboração Intergeracional” da Central de Extensão da PUC-Rio visa prover os participantes de conhecimentos práticos para motivar, liderar e desenvolver indivíduos de diferentes gerações em ambiente profissional, além de preparar organizações para essa cultura de inovação.

A partir da descoberta das diferenças entre cada geração, na forma de enxergar o mundo e nas origens de certos comportamentos e expectativas, o participante desenvolverá autoconsciência e capacidade de adotar a perspectiva de outra geração. Por fim, em equipe multigeracional, ele experimentará a construção de soluções a desafios organizacionais concretos.

Aonde você estará durante a próxima onda de transformações?

 

 

 

Colaboração Intergeracional: Motivando, liderando e desenvolvendo diferentes gerações no ambiente de trabalho

Curso de Extensão – 24 hs

11/08/2015 a 08/09/2015

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h

 

PUC-Rio – Unidade Gávea

Rua Marquês de São Vicente, 225 Casa XV – Gávea – Rio de Janeiro – RJ

 

Inscrições: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=motivando,-liderando-e-desenvolvendo&nInst=cce

Related Posts

Take a also a look at these posts
Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764