Articles

Qual é o valor de se falar de gerações?

by Eduardo Estellita on fevereiro 4, 2017

Excesso de informação mata a informação?

A massiva quantidade de reportagens e artigos sobre gerações (muitas vezes enaltecendo ou diminuindo uma em comparação à outra) não somente aumenta a confusão em torno do sujeito como também atua na direção oposta do real valor de se conhecer as gerações.

São muitos os motivos para se interessar por elas: a importância de se reconhecer a aceleração das mudanças no mundo moderno (o que inclui mudanças no uso das ferramentas, nos valores e nos ideais sociais assim como na tradução destes ideais em regras e comportamentos esperados), a necessidade de se desenvolver empatia por meio da compreensão da visão de mundo do outro e dos eventos sociais formadores desta visão e o desejo de possuir uma heurística para colaborar melhor com grupos de faixas etárias diversas.

Se por um lado, é importante evitar determinismos e estereótipos e lembrar-se que as gerações são apenas um dos muitos filtros sociais que possuímos, por outro lado, negligenciá-lo por completo seria um risco, uma vez que trata-se efetivamente de um filtro importante para a compreensão de uma série de comportamentos nas organizações (ficando atrás apenas da cultura nacional e do setor/indústria).

São estas reflexões que apresento no vídeo abaixo.

Se você gostaria de aprofundar-se no assunto, oferecemos duas oportunidades:

– Participar do curso “Desafios ao liderar e gerir as diferentes gerações (Boomers, X, Y e Z)“, de 21 horas, na Central de Extensão da PUC-Rio. Voltado para gestores, responsáveis RH e estudantes ingressando no mercado de trabalho, ele será realizado de 26/4 a 7/6. As inscrições já podem ser feitas aqui.

– Participar do curso “Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração C” (6 horas), na Casa do Saber. Voltado para pais, professores, gestores e público em geral, este curso terá uma nova edição de 6 a 8/3. As inscrições já podem ser feitas aqui.

Mas apresse-se, pois as vagas são limitadas!

Related Posts

Take a also a look at these posts
Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /customers/d/0/c/genyusatwork.com/httpd.www/wp-includes/formatting.php on line 4764